Nosso Programa no Youtube - Cooking no AP

Meu Canal no YouTube, Se Inscrevam !

A Ciência na Cozinha, mais presente do que se imaginava!

Hoje quero dirigir meu comentário ao alunos de gastronomia pelo Brasil e pelo mundo que me acompanham aqui...
Se você escolheu a Gastronomia como forma de escapar da Física, Química, Biologia ou Matemática... fez a escolha errada!!!
Essas 4 matérias definidas como "chatas" por nós durante todo o Ensino médio, são as mais usadas em uma cozinha e vou provar...

Só cozinhar bem e fazer coisas gostosas, não forma "Chefs Profissionais", é preciso ser um "Quase engenheiro de alimentos"

Nas nossas aulas de Dimensionamento de Demanda em Cozinha - Que são técnicas de dimensionar porção/pax para Eventos e Cardápios Self Service usamos muita Trigonometria, Geometria Plana e Espacial (Cálculo de área , dimensões, posições,volume, Entre formas, polígonos, ângulos,etc)

Em minhas aulas de Engenharia de Cardápio ensino Planilha de Custos e de CMV e para isso é preciso saber Matemática, Principalmente Frações, Porcentagem e Regra de três simples e pra isso é preciso saber as 4 operações básicas. Nesse momento entendi as deficiências do Ensino no Brasil!

A maioria das pessoas formam chefs de cozinha sem matérias como História, geografia, sociologia, botânica, biologia, física, química e matemática...Uma receita é formada através da História dos Povos, suas crenças e religiões, seu relevo, clima e agricultura, sua fauna e flora, sua luta pela sobrevivência na fome e na Guerra. Além de Alimentar uma refeição precisa nutrir e para isso é preciso saber as características organolépticas e de nutrição como vitaminas, gorduras , carboidratos, sais minerais, óleos essenciais e açucares e para se conceber um cardápio e administrar um restaurante é preciso saber CALCULAR...ORGANIZAR...COMPOR E PRECIFICAR...e pra terminar é preciso cozinhar com responsabilidade, sem perdas e sem comprometer a Biodiversidade e a Sustentabilidade do seu Ecossistema.


Como a Ciência influi na Cozinha Profissional Moderna....


Física na Cozinha - Atrito, aplicação de vetor força (pressão, elasticidade, forma...), cinemática, dinâmica, eletricidade, estudo do meio (condições de temperatura, umidade e pressão) e etc....
Não se esqueça: força excessiva, temperatura excessiva, cozimento excessivo, tempo, umidade e o mau uso de um instrumento ou equipamento, podem comprometer uma receita...por isso saber aplicar bem esses vetores de condições físicas em uma cozinha, faz a diferença quanto a segurança, desenvolvimento e produção da mesma

Química na Cozinha - Ensaio, composição de massa, ebulição, oxirredução, sedimentação, combustão assistida e/ou espontânea, descongelamento, Choque térmico, resfriamento, dissolução aquosa e enzimática, Gasodinâmica, Termodinâmica, Reação de Maillard e etc...



Não se esqueça "Receita é Fórmula" ingredientes mal misturados, mal calculados podem transformar uma simples e deliciosa receita em um veneno!!! Algumas técnicas profissionais de cozinha dependem do seu conhecimento nessas áreas.


Biologia na Cozinha - Morfologia Esquelética e Fisiológica, Anatomia, Botânica, Ecologia (simbiose, comensalismo, biodiversidade e evolução), zootecnia, histologia, citologia, genética, imunologia, parasitologia, bacteriologia, mastozoologia (estudo dos mamíferos), Ictiologia (estudo dos peixes e crustáceos), ornitologia (estudo das aves) e etc...
Não se esqueça pra cortar ou desossar um animal precisa conhecê-lo - como se alimenta, qual sua espécie, em que região vive - escolher qual "legume" e/ou "verdura" vai usar e por que? escolher o alimento certo pra uma pessoa que é intolerante ou alérgico a algo! Como ou o que contamina ou não um ambiente ou um alimento.

E para terminar a maravilhosa e genial - A Matemática - a mãe de todas as ciências exatas pra mim, sem ela as outras não podem se difundir e explicar um fenômeno.

Matemática na Cozinha - Álgebra, Aritmética, Trigonometria ( Humm, isso explica por que a "farinha é virgem"kkkk) Geometria Plana, Geometria Espacial, Lógica...



Imaginem só...


Você têm uma receita e precisa desmembrar pra menos ou pra mais -  Você precisa usar uma regra de três simples ou composta , 
nessa operação você precisará usar as 
4 operações matemáticas - 
Somar, Subtrair, Dividir e Multiplicar 
além da "composição de massa".
Imagina fazer 5000 biscoitos de uma só vez e vc precisa saber quantas formas vai precisar...?, que tipo de forno, a quantidade e o volume dos ingredientes, o tempo , o espaço e o  números de funcionários...como calcular tudo isso???
Preciso fazer uma forma diferente ou um enfeite especial pro meu prato....com uma manga de confeitar...então vou precisar do angulo certo, o bico certo, a pressão certa...e etc...Pense Nisso?.

E não se esqueça, pra se fazer "Una Bella Pasta , Bello!!!!!" é preciso dominar a geometria plana e espacial, e disso eu manjo bem!!! 
Se o quadradinho tá errado o raviolli sai torto, não é mesmo????
( Acabei de lembrar minha Nonna Filomena me batendo com o materello na cabeça, quando eu cortava os pedaços de massa errado e dobrava errado!!! 

- Guaglione , Tagliate certo questa pasta, si non pare brutto !!!  ha..ha..ha..ha !!!)


Olha eu nas fotos fazendo massas...tudo têm que ser calculado, aferido, traçado e finalizado através da aplicação da Geometria Plana e Espacial. 
Para que vc tenha padrão de qualidade, um fato cada dia mais presente nas cozinhas profissionais.

Hoje a Cozinha Moderna e profissional é totalmente dependente de "Fichas Técnicas", sejam elas de elaboração, manuseio e custos, necessitam de "CONHECIMENTO TÉCNICO" seja em Matemática, Processamento de dados, Técnicas profissionais de cozinha ou de esterilização e conservação de alimentos.

Eu poderia descrever aqui centenas de aplicações da ciência em uma cozinha, comece a imaginar o quanto do que eu explano aqui nesse texto, é verdadeiro e aplicável! Sem a ciência em toda a suas divisões técnicas e filosóficas, não é possível viver em um ambiente profissional de cozinha.

Lembre-se que a "geometria" harmoniosa de um prato também faz a diferença na sua apresentação...e não se esqueça que encontrar novos ingredientes e novos sabores é necessário : pesquisa, conhecimento, treino e muito estudo científico!


Por isso se quer cozinhar bem e "ser a diferença" você precisa ter a Ciência como sua aliada, por isso procure saber como ela pode te ajudar e as formas pra isso, pesquise, estude, sinta e PENSE!!!...ANALISE!!!... REFLITA !!!!
Não esqueça que outras ciências exatas, médicas e humanas, como Filosofia, Sociologia, Computação, Medicina, Nutrição, Engenharia de Alimentos, Bioquímica, Físico-Química e etc estão relacionadas diretamente e indiretamente com a Cozinha e que muitas vezes a tecnologia bem aplicada e bem direcionada, ajuda sempre e muito!

Outra coisa que o conhecimento da Ciência na Cozinha é importantíssimo é que saber sobre cada alimento, sua estrutura física e morfológica, anatomia, biodiversidade e suas características nutritivas e como bem cortá-los e aproveitá-los de forma técnica, ajuda no Reaproveitamento do Alimentos, diminuindo o lixo orgânico, o desperdício e diminuindo as áreas de plantio. Pois quando se aproveita melhor os alimentos , as demandas diminuem, e a procura por novos espaços naturais( Mananciais, florestas e vegetação nativa) a serem transformados em zonas de plantio, pastagens e de produção de alimentos também diminuem colaborando imensamente com a Biodiversidade do Planeta.

Aqui neste post do meu blog falo sobre -  Reaproveitamento de Alimentos


Ser um bom cozinheiro não é tudo, pois pra ser um "Gran Chef de Cuisine" é necessário, além de cozinhar bem e gostoso,  de estudo, pesquisa, experiência e principalmente de comprometimento.

Outra coisa...COZINHA PROFISSIONAL É UM LOCAL PERIGOSO E INSALUBRE, VOCÊ PODE SE ACIDENTAR OU PROVOCAR ACIDENTES DE FORMA GRAVE, FICAR COM SEQUELAS DEFINITIVAS E ATÉ MORRER !!!!
Se vc não dominar as ciências e seus comprometimentos enquanto trabalha nela.

Espero ter ajudado, um grande abraço!

Chef Paulinho Pecora

Comentários

  1. Sérgio A. Vettorazi23 de maio de 2012 às 15:15

    Paulino, parabéns pela explanação do que é ser um cheff de cozinha!!! Concordo em gênero, numero e grau!!! Bravo!!!

    ResponderExcluir
  2. Show de bola! Muito bem dito!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou??? Não Gostou???
Deixe seu comentário!!! Obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

Nomenclatura de massas italianas recheadas

Tabela de Conversão de peso para colheres e xícaras

Festival de Risottos para 12 a 15 pessoas

Chef Paulinho Pecora na Itália - Estate 2020

Cursos e Aulas

Consultorias, Cursos e Eventos

Cucina Artegianale !!!

Tabela de Conversão de Xícaras e colheres em pesos e medidas

Tabela de Conversão de Xícaras e colheres em pesos e medidas
Aqui poderá converter pesos e medidas em xícaras e colheres ou vice-versa, clique na foto

Massas Frescas Artesanais

La Vera Pizza Cilentana

Receitas de Pães do Chef Paulinho Pecora

Receitas de Pães do Chef Paulinho Pecora
Clique na foto e aprenda a fazer pães maravilhosos, práticos e tradicionais

Aprenda a fazer Gnocchi com o Chef Paulinho Pecora

Aprenda a fazer Gnocchi com o Chef Paulinho Pecora
Clique na foto e conheça a História do mais antigo prato da Culinária Mediterrânea e aprenda receitas deliciosas...

Pastas Coloridas, Estampadas e Saborizadas

Pastas Coloridas, Estampadas e Saborizadas
Técnicas, Receitas e Segredos, cliquem na foto e Confiram !!!!

Massas Coloridas e Estampadas

Massas Coloridas e Estampadas
Clique na foto e acesse a receita e o modo de fazer...