Nosso Programa no Youtube - Cooking no AP

Meu Canal no YouTube, Se Inscrevam !

Gnocchi - História, Segredos e Receitas

Gnocchi di Patate al  Burro i Salvia

Há muito tempo estou pra escrever este post sobre gnocchi, um dos pratos mais famosos da Cozinha Italiana no Mundo e uma verdadeira instituição - segundo os últimos dados é considerado o 7º prato mais consumindo no Mundo. E todo mundo têm sua receita de Gnocchi...aquele famoso da mamma ou aquele delicioso da nonna e por aí vai...
Hoje vamos falar de vários tipos e formas, o mais popular é o de batatas, mas existe outros que só são feitos apenas de farinha e água e outros que são feitos com outros tubérculos ou frutos...
Muitos leitores me enviam dúvidas e a maioria pecam quanto ao ponto do Nhoque, espero que depois desta instrução, consigam obter resultados satisfatórios.
Gnocchi al Ragú di Coda
Cada Região da Itália, devido seus costumes , relevos e história, possuem sua receita característica e famosa entre seus condescendentes. Também colocarei alguns molhos característicos às receitas.
O Gnocchi, sem dúvida é a mais antiga forma do Italiano fazer "Pasta" , a palavra "gnocchi" significa "pelotas" ou "pedaços sem forma" , Na antiga Grécia, há cerca de 600 anos aC, existia um prato descrito pelo poeta Horácio em seus escritos chamado de "Makària".(Caldo de carne enriquecido por pelotinhas de farinha de trigo e por cereais) . Na ilha da Sicília, quando ainda era a Magna Grécia, muito antes dos romanos os habitantes gregos nativos já se deliciavam com um prato batizado de "macco" (Caldo de favas e pelotas de massas de trigo e água.). Seguramente, da reunião dessas influências, aparecem na Ilha da Sicília, cerca de mil anos atrás, o verbo "maccari" (significa esmagar ou achatar com muita força pedaços de massas) e daí surgiu o termo "macarruni" (Combinações de trigo moidíssimo com água fresca e alguns goles de vinho branco, relíquia de antologia).




Gnocchi Rigate  (nhoque riscado)
Mudando conforme os ingredientes da massa e do molho, o nhoque começou a ser elaborado com várias farinhas, sobretudo de trigo, arroz e inclusive com miolo de pão. Misturadas com água, temperadas com sal e cozidas na água, propiciaram alimentos substanciosos. Anos depois, a massa foi enriquecida com espinafre, queijo, castanha, carne ou peixe. Após a introdução do milho na Itália, em meados do século 16, surgiu o nhoque de polenta. Mas foi a chegada da batata, entre os séculos 16 e 17, que mudou a história do prato.
Tornou-se um ingrediente supremo, embora continuem
prestigiados os gnocchis de farinha de trigo e semolina.
Os sicilianos criaram uma receita exemplar. Seu nhoque mais famoso usa farinha de trigo, ricota de ovelha; no molho, uva passa, manjericão fresco e "pinoli". A receita dos romanos leva semolina, cozinha no leite e vai ao forno com queijo parmesão.
No passado, o gnocchi ( ou nhoque, em português) era uma preparação característica das cozinhas do norte e centro da Itália. Hoje, caiu em domínio nacional. Venceu até a resistência dos napolitanos, adeptos irredutíveis do espaguete e outras massas de fio longo. Alastrou-se aos países vizinhos. Na Alemanha existe um prato assemelhado. É o "spätzle", que acompanha caça ou carne assada. Também é preparado gratinado e servido em sopas. A Hungria repete a receita, mudando o nome para "galuska", que se harmoniza com o "goulash", um ensopado de carne conhecido desde o século 9.º. Ambos são feitos com farinha de trigo.

Abaixo estão minhas receitas e tudo que aprendi - dicas, processos e procedimentos - para que vc atinja um nível de excelência da receita. Leia com atenção o passo a passo, tenho certeza que chegará no resultado esperado.



Receita 1 - Gnocchi di Patate 


( Nhoque de Batata )



Ingredientes ( 6 Pessoas )


2 kgs de Batatas in Natura
1 colher de sopa cheia de manteiga
2 gemas
2 colheres de sopa de Parmesão ralado fino.
1 pitada de sal
1 fio de azeite extra virgem
Farinha de trigo proporcional a Batata ...
( 25% em peso de batata cozida e processada)


Modo de Preparo 

( Para qualquer tipo de Gnocchi)


Dica do Chef : -
Vou ensinar um método muito especial para se fazer qualquer receita que vai batatas ou outros tubérculos:
(mandioquinha ou batata baroa e batatas doces - alguns tipos precisam de um pouco mais de farinha, aí é preciso usar sua sensibilidade )

Em uma panela alta e com tampa (caldeirão) arrume as batatas (com casca e bem lavadas) maiores embaixo e as menores em cima e cubra-as de água fria por inteiro, tampe e leve a cocção fogo alto, assim as batatas maiores ficarão cozidas no mesmo tempo das menores e não coloque nem sal e nem óleo para que não formem algum tipo de película e comprometam a cocção ideal.

Os tubérculos de cascas finas, devem ser SEMPRE COZIDOS COM AS CASCAS...e porque - a presença da água retira boa parte do amido e ele é essencial para a liga da massa.

Quando cozinhá-los deixe sempre chegar a um ponto antes do cozimento necessário, "al dente" , retire a água fervente da panela de cocção e deixe-os quentes e escorridos dentro desta mesma panela e tampada, com a temperatura e o vapor, chegará no ponto de processamento no tempo em que se resfria ( vc não deve cessar esse aquecimento!!!).

E de que forma analisamos isso - vc tira uma batata da água, com um
garfo introduza perpendicularmente, se houver uma breve resistência
( tipo o garfo entra mas com ligeira dificuldade, está bom), não introduza o garfo enquanto ela estiver na água de cozimento, senão a água entra no tubérculo.

JAMAIS E EM HIPÓTESE ALGUMA MERGULHE OS TUBÉRCULOS depois de cozidos EM ÁGUA FRIA OU TEMPERATURA AMBIENTE !!!.

Se preferir lave os tubérculos com a ajuda de uma esponja abrasiva ( scooth-brite ou similar) neutra e virgem, especifica para este fim...!!!!


No caso da mandioca, do aipim e do cará ( tubérculos de casca grossa), vc deve cozinha -los descascados devido estes tubérculos terem enzimas nocivas entre  casca e a massa interna. E o ponto de cozimento total deve ser obtido nessa cocção !!!! ok! . 

Lembre sempre de deixa-los submersos na água por 2 horas ( Descascados e lavados) e trocar essa água pra a cocção!!! - Como são muito ricos em amido, a perda no cozimento não influenciará na receita!



- Após os tubérculos estiverem mornos, vc deverá descascá-los e processá-los em um espremedor , jamais em processadores elétricos, pois a centrifugação compromete a composição química do produto e do amido contido nele. Nesta massa obtida no processamento , adicione a manteiga, o azeite, o parmesão e o sal e misture até obter uma massa homogênea . Leve a massa à geladeira envolvida em película plastica ou PVC e deixe descansar por 2 horas. Note que a retirada da casca após o cozimento rende até 15% a mais de massa, outra coisa essa massa processada e temperada pode ser guardada em até 7 dias na geladeira e mesmo assim estará apta à receita...Experimentem!!!!


- Retire a massa processada da geladeira e misture as duas gemas até obter uma massa homogênea, a partir daí vamos mistura a farinha de trigo, mas pra isso devemos seguir algumas regras:

A) Vc deve pesar a quantidade de massa, dividir por 4 o peso total e o resultado obtido é o peso necessário de farinha para obter o ponto do Gnocchi ( 100% / 4 = 25 % ) , como já disse ,cozinha é matemática !!!!

B) Caso vc não tenha uma balança - faça um circulo com a massa na mesa, alisando-a com as mãos...faça uma cruz no círculo obtido, com a faca, vc terá 4 partes e retire uma parte desta massa e preencha-o com farinha de trigo ( 4/4 - 1 = 1/4 = 25%) - Conforme a figura acima!!!!


C) Misture a farinha de trigo com as 4 partes de massa de batata ( ou outro tubérculo) até obter uma massa homogênea, note que como já expliquei aqui, diversas vezes, farinhas possuem coeficientes de absorção diversos, conforme seus processos de obtenção e armazenamento, caso a massa ainda pegue um pouco na mão vc chegará ao ponto com a farinha na mesa e no corte dos nhoques, não se assuste e tenha calma, rsrs! Quanto menos farinha e mias batatas ou outro tubérculos, mais gostoso ficará seu Gnocchi!!!

D) Caso vc tenha a balança, melhor, é só misturar como explico no item C.


E) Faça pequenas " cobrinhas" com a massa enrolando na espessura de 1 dedo ( de 2 a 2,5 cm ) e vá cortando seus nhoques com também 1 dedo de comprimento.

F) Não polvilhe farinha ao enrolar a massa e fazer as cobrinhas, polvilhe apenas antes de cortar, perceberá que facilita o trabalho imensamente !

G) Conforme você vai cortando, vá armazenando em um forma, container ou superfície enfarinhada, todos os nhoques de sua produção e assim estarão prontos para serem cozidos.



Técnicas Profissionais de Cocção, 

Procedimentos Operacionais de 
Pré Cocção e  Armazenamento (congelamento)





Algumas regras básicas devem ser seguidas ao se cozinhar o Gnocchi, aqui estão elas:




A) Água fervente em abundância , com sal e sem óleo ou gordura de qualquer espécie !!!!!


B) Gnocchi a base de batatas e outros tubérculos, são delicados e já estão 60%  cozidos,
pois seus ingredientes já foram previamente cozidos, por isso quando vc introduzir na água fervente eles apenas precisam absorver a temperatura da água e estarão prontos pro seu molho! ( 2 a 3 minutos no máximo)


C) Gnocchis não podem ser escorridos em escorredores , somente com escumadeiras, peneiras de nylon ou cestinhas aramadas próprias pra ele, por isso fique atento à quantidade que introduz na água fervente, pois se vc coloca muito, demora pra retirar e o ponto de cocção passa....


D) Pratos a base de Gnocchi precisam ser preparados na hora, por isso você já deve ter uma GN, ou travessa com o molho bem mais espesso que o normal, pois parte da água de cocção fica na receita e hidratará o molho dando a suavidade necessária.

E) Umas das técnicas de pré-preparo é o "Branqueamento" -  esta técnica consiste em passar primeiro em água fervente e logo após mergulha-los em água gelada ou com gelo sem tempero, para dar um choque térmico e cessar a cocção imediatamente. Após este processo você escorre e armazena-os umectados em óleo vegetal ( não usar azeite se for congelá-los, o azeite se solidifica a baixas temperaturas ).

F ) Dessa forma como descrevo no item E, você pode armazená-lo pra uso no mesmo dia ou até no dia posterior ou congelá-lo em pequena porções de até 550 g de massa cozida. Quando usar uma embalagem plástica pra armazena-los, faça de forma horizontal, sem amontoá-los, aí vc veda a embalagem e leva ao freezer na mesma posição ( horizontal)

G) Outra forma de congelá-los é no seu estado "cru", pra isso vc deverá acomodá-los em uma forma plana , acomodados um a um, leve para um pré-resfriamento a -10ºC e depois de endurecidos , você armazena à sua conveniência e gosto.

H) Pra terminar...Gnocchis congelados que fora pré-cozidos( branqueados) não deverão mais passar pela cocção em meio aquoso, você deverá montá-los congelados na travessa com seu molho, ou congelá-los já como seu molho ( preferencial) e levar ao forno, ou no caso de um molho em saltese ( frigideira) , deixe-os descongelar tecnicamente, leve um dia antes ao refrigerador normal e aguarde descongelar. Os gnocchis crus descongelados deverão ser cozidos no próprio molho em forno ou fogão!!!





























Vídeo de como fazer o Gnocchi !!!



Receita 2 - Gnocchi di Semolina 
( Gnocchi alla Romana )


Ingredientes



200 g de semolina de trigo
2 gemas
100 g de pecorino romano ralado ( substitua por ricota defumada, caso não ache !!! )
450 ml de Leite Morno
1 colher de manteiga
sal a vontade


Modo de Preparo



Leve o Leite junto com a colher de manteiga, as gemas, o queijo e uma pitada de noz moscada e sal pro fogo (médio) e com a ajuda de um fouet vá juntando a semolina em cascata  e vá dissolvendo-a até que encorpore e essa massa se desprenda do fundo
Junte com a ricota temperada até que se encorporem, leve a geladeira por cerca de 1 hora para descanso.
Para montar os gnocchis , basta seguir o roteiro do item acima, a única coisa que deve fazer nesta receita é misturar duas partes iguais de farinha de trigo e de semolina de trigo para que possa polvilhar e moldar e cortar os gnocchis, para molda-los de-se abrir a massa com um rolo na espessura de 1,5cm e corta-los com um molde redondo ou uma xícara de cerca de 10 cm de diâmetro, um a um. conforme as fotos ao lado. eles ficam como medalhões!!!!

Outra forma é fazer um cilindro com a massa de cerca de 4 cm e cortar os medalhões com a espessura de 1,5 cm com a juda de uma faca bem afiada ou um barbante ou linha de nylon bem finas!


Um dos molhos mais tradicionais deste prato é o Caccio e Pepe, aprenda a fazê-lo:


- Cozinhe os gnocchis em 2 lts de leite fervente por 6 minutos, vá retirando de pouco em pouco e colocando numa forma que vá ao forno, untada com manteiga.

- Tempere o leite que ficou com uma pitada de sal e uma mistura de Pimentas do reino preta e branca e noz moscada ao seu gosto e despeje sobre os gnocchis cozidos, cubra com bastante Queijo Caccio Cavalo (150g) ralado grosso... ( se não achar vc pode usar o excelente Provolone Tirolez), tempere com pimenta do reino moída na hora levemente
- Leve ao forno bem quente ( 220ºC) e deixe gratinar!!! e pronto é só servir,


Gnocchi alla Romana

Existe também uma variante deste Gnocchi com Ricota e Espinafre



Receita 2a - Gnocchi Romano de Ricota e Espinafre


Ingredientes


Resultado de imagem para gnocchi di ricotta e spinaci200 g de Espinafre cozido e espremido (só folhas)
200 g de semolina de trigo
200 g de ricota Tirolez
1 ovo inteiro e 1 gema
100 g de Parmesão ralado fino
450 ml de Leite
1 colher de manteiga
sal a vontade


Modo de Preparo



Esprema a ricota em espremedor por 2 vezes. Pique bem os espinafres e misture a ricota.

Junte o ovo e a gema,  o queijo ralado e misture bem até que se encorporem

Leve o Leite junto com a colher de manteiga pro fogo (médio) e com a ajuda de um fouet vá juntando a semolina em cascata  e vá dissolvendo-a até que encorpore e essa massa se desprenda do fundo


Junte com a ricota e o espinafre temperada até que se encorporem, leve a geladeira por cerca de 1 hora para descanso.


Para montar os gnocchis , faça lombriguinhas de 1,5 cm de espessura, polvilhe uma mistura de farinha e de semolina, depois corte os gnocchis com 2 cm um a um e reserve para cocção sempre enfarinhados e dispostos em uma bandeja larga e grande para que não amontoem !


- Cozinhe os gnocchis em abundante água com sal e por 4 min, vá retirando de pouco em pouco e colocando numa forma que vá ao forno, untada com manteiga ou azeite.


- Tempere com o molho de sua preferência, nesse caso tudo vai bem, ao sugo, com cremes, amnteiga e salvia, só não vai bem com molhos de carne! e despeje sobre os gnocchis cozidos, cubra com bastante Queijo ralado grosso... (Muçarela, Provolone, Parmesão....etc...), tempere com pimenta do reino moída e nóz moscada na hora levemente



- Leve ao forno bem quente ( 220ºC) e deixe gratinar!!! e pronto é só servir,




Receita 3 - Gnocchi di Zucca  (abóbora)



Ingredientes


1 abóbora cabochat pesando aproximadamente 700 g
200 g de parmesão ralado fino
1 ovo e 1 gema
Um pouco de licor para dar perfume


1 colher de sopa de noz moscada ralada
1 colher de manteiga sem sal
250 a 300 g de farinha de trigo.
Sal e pimenta a gosto
Salsinha, cebolinha picadas a vontade.


Modo de Preparo



- Corte a abóbora paralelo ao pistilo em duas partes iguais.

- Com a ajuda de uma colher, retire as sementes e as fibras.
- Disponha as duas metades já limpas em uma forma com um pouco de água no fundo.
- Cubra com papel alumínio e leve ao forno alto e pré-aquecido ( 200ºC ) por 40 minutos.
- Retire do forno e descubra e aguarde amornar, para continuar o procedimento.
- Com a ajuda de uma colher retire toda a polpa da abóbora. Tempere-a com sal e pimenta.
- Nesta polpa, misture todos os ingredientes:
Parmesão, o ovo, a gema, a manteiga, a noz moscada, as ervas picadas e a farinha de trigo e misture até que se encorporem
- Somente se for preciso dar ponto e mais firmeza, acrescente maias farinha de trigo, às vezes não é necessária ou requer pouca quantidade ( seu uso é para diminuir a umidade e dar liga). 
Quanto ao procedimento de feitura , corte e cozimento é o mesmo do gnocchi de batatas, que está no item 1,  letras D, E, F e G....

Algumas Receitas de Molhos para acompanhar 

seu Gnocchi - Click no link....


Molhos Tradicionais Italianos   by Chef Paulinho Pecora

Buono Appetito...!



























Comentários

  1. Adorei, verdadeira aula, muito obrigada por transmitir seus conhecimentos, boa semana

    ResponderExcluir
  2. Adorei a aula de história e culinária qualquer dia desse faço.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a aula de história e culinária qualquer dia desse faço.

    ResponderExcluir
  4. Chef, vou servir nhoque de batata para 30 pessoas. Como devo servir? Empratados. Descongelo e boto no forno com molho? Bju e gratissima

    ResponderExcluir
  5. Caro chef, vou servir nhoque de batatas para 30 pessoas. Estão congelados. Como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. misture ao molho os gnocchis congelados e deixe em geladeira por 24 horas para descongelamento técnico...leve ao forno a travessa toda, ou as travessas e sirva em porções ou pratos individuais! Desculpe e demora!

      Excluir
    2. Paulinho, não tinha visto sua resposta, mas fiz quase isso. Deu muito certo. Deixei os nhoques fora do freezer, botei nas refratárias com molho e coloquei no forno. Foi bacana e ficaram no ponto. Levaram até marmitinhas pra casa. Obrigada amigo. vc é incrível.. Gratíssima! e quero fazer cursos com vc , de carnes. Quando vc fará ? e onde? quero aprender mais com vc . bc

      Excluir
    3. Onde encontro vc? são paulo? em que lugar ? sou muito sua admiradora e acho vc muiiito generoso, por ensinar por aqui e dar muita atenção aos posts. Grata !!! Auguri!

      Excluir
    4. Denise Boa Noite , Eu agora estou no Brasil e divido meu tempo entre Brasil e Itália, meu róximo curso está marcado para 06 dr julho no Eataly em São paulo, mas ainda não tenho os detalhes, te envio logo que tiver, Abs

      Excluir
  6. Ministrarei um Curso de Nhoques (gnocchis) no Eataly de São Paulo/SP no próximo dia 06 de julho

    DATA: 06/07/2019 das 12h00 às 14h00

    PREÇO: R$ 160,00

    RECEITAS: – Gnocchi di Patate (nhoque de batatas) – Gnocchi di Zucca (nhoque de abóbora) – Gnocchi Romano (nhoque de semolina) * Receita harmonizada com vinhos italianos.

    SOBRE O CURSO:

    Tipo de aula: Mão na massa

    Umas das mais deliciosas receitas italianas e um dos 10 pratos mais consumidos do mundo! Venha aprender as receitas originais e regionais desta iguaria e descobrir sua História e o porquê de ser um sucesso em todo o mundo!

    Informações: (11)95648-5682 / cursos@eataly.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Bom dia, Trabalho vendendo massa cogelada de Nhoque há 3 anos e no inico entre pesquisas e testes, encontrei o seu blog, que em muito me ajudou na hora de achar a quantidade de farinha idela para dar o ponto da massa. Até hoje faço dessa forma, depois que coloquei os ingredientes, peso toda a massa em uma balança, o resultado eu divido por quatro e 1/4 desse resultado é a quantidade ideal de farinha. A minha massa de Nhoque é uma das mais procuradas no bairro, por ser saborosa e não desmanchar. Digo que o Senhor foi uma Luz que Deus me deu, Pois nao conseguia de forma nenhuma achar o ponto Ideal. O proximo passo será produzir mais tipos de massas. Mas preciso me aperfeiçoar. Tenho muita vontade de fazer o Curso de Nhoque, molhos e cozinha Italiana, mas sou do Rio de Janeiro, se houver algum curso por aqui estarei la firme e forte. Por enquanto acompanho no blog e agurdando uma oportunidade que eu consiga conciliar e quem sabe ir ate São Paulo. Um grande abraço e muito sucesso, que o senhor continue nos acrescentando conhecimento!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou??? Não Gostou???
Deixe seu comentário!!! Obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

Nomenclatura de massas italianas recheadas

Tabela de Conversão de peso para colheres e xícaras

Festival de Risottos para 12 a 15 pessoas

Chef Paulinho Pecora na Itália - Estate 2020

Cursos e Aulas

Consultorias, Cursos e Eventos

Cucina Artegianale !!!

Tabela de Conversão de Xícaras e colheres em pesos e medidas

Tabela de Conversão de Xícaras e colheres em pesos e medidas
Aqui poderá converter pesos e medidas em xícaras e colheres ou vice-versa, clique na foto

Massas Frescas Artesanais

La Vera Pizza Cilentana

Receitas de Pães do Chef Paulinho Pecora

Receitas de Pães do Chef Paulinho Pecora
Clique na foto e aprenda a fazer pães maravilhosos, práticos e tradicionais

Aprenda a fazer Gnocchi com o Chef Paulinho Pecora

Aprenda a fazer Gnocchi com o Chef Paulinho Pecora
Clique na foto e conheça a História do mais antigo prato da Culinária Mediterrânea e aprenda receitas deliciosas...

Pastas Coloridas, Estampadas e Saborizadas

Pastas Coloridas, Estampadas e Saborizadas
Técnicas, Receitas e Segredos, cliquem na foto e Confiram !!!!

Massas Coloridas e Estampadas

Massas Coloridas e Estampadas
Clique na foto e acesse a receita e o modo de fazer...